24 fevereiro 2015

Cuidados com as Mãos

As mãos merecem cuidados que não se restringem apenas a uma pele bonita e unhas bem feitas. Assim como a pele do rosto, elas absorvem grande parte da radiação solar, pois estão expostas o tempo todo e em contato com vários produtos e situações diversas.
Ao longo dos anos, as mãos tendem a ficar com aspecto envelhecido, ocasionando manchas e sinais de perda de elasticidade. Isso acontece porque a pele é mais fina e possui pouca quantidade de glândulas sebáceas, fato que as torna mais sensíveis à desidratação e as mudanças de temperatura.
1. Protetor solar, sempre!
Este produto é de uso obrigatório para o dorso das mãos. Com o passar dos anos, esse descuido ocasiona manchas que só podem ser retiradas a laser ou fazendo clareamento com ácidos. O sol também é responsável pelo envelhecimento e aparecimento de rugas.
2. Hidratação garantida
Para garantir a elasticidade da pele, as mãos devem estar sempre hidratadas. “Devemos usar hidratantes indicados para as mãos, pois são mais específicos e têm melhor resultado” enfatiza Carla.
Opte por produtos que contenham ativos rejuvenescedores, como DMAE e vitamina C, que são antioxidantes e fortalecem as fibras de colágeno na pele. “Leve na bolsa cremes com filtro solar e utilize sempre que lavar as mãos ou sentir necessidade, no mínimo 3 vezes ao dia”, indica.
“Cremes com textura mais leve têm absorção mais eficaz; as substâncias ativas penetram na pele, atraindo a água para dentro. Já os cremes mais untuosos ou óleos hidratantes formam uma película sobre a pele que impede a desidratação”, explica a esteticista Regina Ferraz.
Além disso, produtos à base de silicone e óleos são ótimos para usar durante o dia, enquanto cosméticos com ureia, ácido lático, D-patenol e lactato de amônio são mais indicados para a noite.
Para tirar os aspecto ressecado e áspero das mãos, opte por produtos com alantoína em suas fórmulas, que ajuda a suavizar a pele.
Receita caseira de hidratante
Ingredientes
l 1 iogurte natural (200 ml)
l 3 morangos frescos
l 1 colher (sopa) de farelo de trigo
l 2 colheres (sopa) de mel
Preparação: coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata até obter uma mistura homogénea. Aplique-a nas mãos e massageie suavemente durante 10 minutos. Retire a aplicação com água. O restante da receita pode ser usada para hidratar o corpo, se desejar.

3. Esfoliação suave
“Pele ressecada é pele morta, sem vida. São as células mortas que ficam na superfície e devem ser removidas, mas sem agredir a pele”, diz Regina, que ensina um procedimento básico para uma esfoliação suave: aplique algumas gotas de óleo de amêndoas sobre a pele e, em seguida, massageie com movimentos circulares e ascendentes.
Esfoliantes também são ótimos para estimular a produção de colágeno e deixar a pele acetinada. “O uso do esfoliante vai depender do poder de abrasão que possui. Ele deve ser utilizado uma a duas vezes por semana, e deve ter um poder abrasivo médio com partículas pequenas”, recomenda Carla.
Receita caseira de esfoliante
Ingredientes
l 2 colheres (sopa) de açúcar refinado
l 1 colher (sopa) de azeite
Preparação: num recipiente, misture o açúcar com o azeite. Após o banho, com a pele das mãos ainda molhada, aplique a pasta, fazendo movimentos circulares. Em seguida, enxague bem.

4. Evite produtos químicos
Produtos químicos podem causar irritações e alergias, a curto ou a longo prazo. Podem surgir vermelhidão, coceira, descamações e rachaduras nas mãos. Para evitar esses problemas, procure usar luvas de borracha para a proteção.


http://todateen.uol.com.br/toda-diva-beleza/cuidados-indispensaveis-para-ter-maos-bonitas-e-saudaveis/

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...